Por que contratar uma consultoria empresarial para uma pequena empresa?

Dentre as diversas características de uma pequena empresa, podemos destacar:

  • Ritmo intenso de atividades e de mudanças, visto que ainda está buscando se estabilizar e assumir uma estrutura sólida;
  • Foco maior nas operações do que na gestão;
  • Muitas dúvidas sobre os investimentos a realizar;
  • Grande número de competidores no mercado e que muitas vezes disputam por preço;
  • Sócios e gestores que desejam uma gestão melhor mas que não encontram os meios para melhorá-la.

Em todas essas situações, e em tantas outras que poderiam ser listadas, ter ao lado um consultor empresarial experiente que auxilie com suas orientações, análises e trabalho pode influenciar diretamente nos riscos que a empresa está a correr e no tempo e na forma de alcançar o sucesso, sem esquecermos de mencionar a redução de custos e o aumento dos lucros, já que uma empresa melhor gerenciada tende a usufruir melhor dos recursos disponíveis.

 

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Consultoria Empresarial | Focado no Micro e Pequeno Empresário

Primeiramente é preciso compreender que uma consultoria empresarial não é “para tudo e para todos”. Ou seja, não tenha a consultoria empresarial como a solução para todos os problemas e objetivos e tampouco a concepção de que todas as empresas estão no momento propício para contratar uma consultoria.

Uma consultoria empresarial destina-se às empresas que desejam alcançar seu objetivo – seja solucionar um problema negativo existente, seja impulsionar algo positivo da empresa ou mesmo desenvolver algo novo – com um auxílio externo, sendo esta ajuda externa repleta de experiências em outras empresas e/ou mercados, de conhecimentos que serão agregados à contratante e de disposição focada no alcance dos resultados.

De maneira simples, uma consultoria empresarial é para aquela empresa que realmente quer alcançar o seu objetivo e deseja fazer isso trazendo para junto de si uma ajuda valiosa, que tornará o caminho a ser percorrido mais eficaz, sólido e com menos riscos.

Assim, fica claro que a primeira pergunta a ser respondida ao cogitar a contratação de uma consultoria empresarial, não é “Essa empresa de consultoria pode me ajudar?”, mas sim: “Minha empresa está disposta e preparada para contar com o auxílio externo que trará ganhos consideráveis?”

 

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O QUE FAZER PARA SE PROMOVER

Estamos em um momento em que o mercado está com deficiência de lideranças e de talentos, então prontidão e iniciativa por parte das pessoas são super bem vindos e diferencial no mundo atual. Esse cenário também se repercute nas empresas e na dificuldade em encontrar, capacitar e reter esses profissionais.

Antes de falar sobre promoção ou novo cargo, é fundamental uma autocrítica e análise pessoal através das perguntas abaixo.

- Meu conhecimento adquirido é suficiente para que eu ocupe um cargo mais alto?

- Tenho as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para ocupar o cargo que almejo?

- Minha postura dentro da empresa é proativa?

- Eu faço a diferença na minha equipe e me faço perceber no ambiente de trabalho?

Se a resposta para todas essas perguntas acima foi sim, então não há problema em seguir em frente e solicitar ao seu superior uma oportunidade para crescer dentro da empresa em outro cargo ou área.

É necessário também estar consciente das novas responsabilidades que o avanço no seu status profissional pode trazer, além do salário mais alto. Se o pedido de promoção for motivado apenas pela necessidade de ganhar mais, você pode simplesmente não conseguir.

Há muitos casos em que a promoção não vem, e grande parte o próprio gestor é inseguro em relação ao colaborador que merece ser promovido e tem medo que ele possa ocupar o seu lugar. Há ainda casos do gestor não imaginar a área funcionando sem o trabalho do profissional que busca outros desafios dentro da mesma empresa. Seja qual for a situação, o mais importante é manter a paciência, o diálogo e os resultados impecáveis para que não somente o gestor, mas toda a empresa, veja o seu melhor desempenho.

Na atual conjuntura, os aspectos comportamentais são essenciais para chegar lá, hoje pode ser que seja o maior motivo. Não espere reconhecimento antes de executar o trabalho que realmente valha, entregue mais resultados e ofereça mais à empresa.

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IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

De forma resumida, Recrutamento e Seleção é uma das responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas disponíveis, de acordo com as competências técnicas e comportamentais exigidas para as oportunidades profissionais ofertadas.

A área é de muita importância e tornar o setor de Recrutamento e Seleção da sua empresa mais estratégico é essencial para obter resultados positivos. Isso porque, a empresa não pode ignorar a relevância e influência da tecnologia e da internet não só para o R&S como para o RH como um todo.

Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, sobre as tendências de recrutamento no Brasil em 2016, revela que 68% das empresas entrevistadas valorizam e vêm a marca empregadora como uma prioridade. Além disso, ainda de acordo com o levantamento realizado pelo Linkedin, 75% das empresas acreditam que as redes sociais profissionais online são as plataformas de divulgação de marca empregadoras mais eficazes, seguidas pelo site da empresa (57%) e pelas mídias sociais (54%).

 

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O PODER DA GESTÃO DE PESSOAS

Com o dia a dia corrido nas empresa fica realmente difícil enxergar com clareza os pontos que precisam ser melhorados.

Quando um problema surge, ele precisa ser solucionado rápido e por conta disso muitas vezes não é estudado a fundo o porquê da falha ter ocorrido. No entanto, entender os pontos falhos é o primeiro passo para melhorar os processos e o próprio clima organizacional.

consultoria em gestão de pessoas analiza sua empresa como alguém que olha de fora. Ela presta atenção no clima, nas metas, na comunicação entre colaboradores, nas lideranças etc.

Assim, após um período de observação, o responsável pela consultoria em gestão de pessoas terá em mãos os principais pontos a serem melhorados na organização.

O objetivo é sempre melhorar o andamento da empresa, trabalhando a motivação dos funcionários e o clima organizacional

Agora que os problemas foram identificados, é hora de resolvê-los. A consultoria em gestão de pessoas mostrará o que deve ser feito para o aprimoramento desses pontos fracos.

Por exemplo, se é visto que a empresa precisa aplicar pesquisas de satisfação com seus funcionário, o responsável pela consultoria montará essa pesquisa, testará sua eficácia e explicará aos responsáveis pelo departamento de gestão de pessoas como ela deve ser aplicada. Dessa forma, com o fim da consultoria, o departamento de gestão de pessoas terá conhecimento e autonomia para gerir suas demandas com mais facilidade.

Em caso de empresas que não tenham um departamento de gestão de pessoas, a consultoria pode transmitir as práticas definidas como necessárias aos gestores e líderes diretos.

No entanto, como nem sempre isso é viável financeiramente, investir de tempos em tempos em uma empresa especializada em gestão de pessoas para trabalhar questões pontuais se torna uma boa saída. A consultoria em gestão de pessoas te ajudará a estruturar seu negócio!

O trabalho da consultoria não é apenas ajudar no tempo de trabalho, mas também estruturar os processos e práticas, de modo que o trabalho tenha continuidade após o fim da consultoria. Um boa consultoria em gestão de pessoas entende a empresa no seu íntimo e utiliza essas informações para otimizar pesquisas, trabalhar melhores técnicas motivacionais e cuidar da saúde da empresa.

Ao fim da consultoria, a empresa vê seus processos de gestão de pessoas estruturados, com datas, métodos e ferramentas. Ótimo, não? Em casos de empresas menores, que não possuem um departamento exclusivo para gestão de pessoas, a consultoria pode trabalhar mais pontualmente trabalhando a motivação e o clima.

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SER INESQUECÍVEL

Em todo o mundo apenas 13% dos trabalhadores estão engajados em suas empresas, segundo pesquisa realizada pela Gallup e publicação na Revista VOCÊ RH de SET 2017. A maioria reclama do excesso de burocracia. Processos de aprovação ineficientes, reuniões desnecessárias, falta de autonomia e dificuldades do dia a dia que minam o sentimento de satisfação e, principalmente, o de inspiração. 

Com tantas pessoas saindo e trocando de empregos, a àrea de recursos humanos gasta para atrair, selecionar, treinar e gerenciar os profissionais que entram. Essa movimentação leva a uma perda de produtividade significativa, cada colaborador novo, leva em torno de dois anos para produzir o mesmo que o antecessor, é isso mesmo... muitos empresários acham que é vantagem trocar um experiente, com alta produtividade e melhor remuneração por um novato e inexperiente.

Hoje em dia está se falando em proporcionar ao colaborador uma experiência positiva e ele poder propagar isso para seus amigos, familiares, clientes... eles querem a mesma vivência no ambiente corporativo que tem como consumidores, como o uso simples e intuitivo de tecnologia, a habilidade de compartilhar opiniões sobre produtos e serviços e o acesso direto a tomadores de opinião. 

Estamos vivenciando uma época em que as pessoas querem ser felizes de imediato, no trabalho, na vida pessoal, hoje já não se separa uma coisa da outra. Parece que as empresas e seus gestores estão percebendo que, no ritmo atual, a qualidade de vida é um tema central da proposta de experiência ao colaborador. 

A Inov9 tem soluções criativas, inovadoras e sob medida para proporcionar equilíbrio entre os seus resultados e a relações!

 

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